sábado, 15 de dezembro de 2012

DELÍRIO POR LAUREN OLIVER



#Autor: Lauren Oliver
#Editora: Intrínseca
#Páginas: 352
#Edição: 1
#Ano: 2012
#Título Original: Delirium
#Tradutora: Rita Sussekind
#Compre: Compare Preços


    Avaliação: 8,5

Sinopse: Muito tempo atrás, não se sabia que o amor é a pior de todas as doenças. Uma vez instalado na corrente sanguínea, não há como contê-lo. Agora a realidade é outra. A ciência já é capaz de erradicá-lo, e o governo obriga que todos os cidadãos sejam curados ao completar dezoito anos. Lena Haloway está entre os jovens que esperam ansiosamente esse dia. Viver sem a doença é viver sem dor: sem arrebatamento, sem euforia, com tranquilidade e segurança. Depois de curada, ela será encaminhada pelo governo para uma faculdade e um marido lhe será designado. Ela nunca mais precisará se preocupar com o passado que assombra sua família. Lena tem plena confiança de que as imposições das autoridades, como a intervenção cirúrgica, o toque de recolher e as patrulhas-surpresa pela cidade, existem para proteger as pessoas. Faltando apenas algumas semanas para o tratamento, porém, o impensado acontece: Lena se apaixona. Os sintomas são bastante conhecidos, não há como se enganar — mas, depois de experimentá-los, ela ainda escolheria a cura?

________________________________________________


     O livro tem como narradora a Lena. Ela tem 17 anos e faltam menos de 3 meses para receber sua intervenção, que seria a cura para o amor, porque nessa distopia o amor é uma doença chamada 'Amor Deliria Nervosa' e a Sociedade encontrou a cura. Lena está super ansiosa para ser curada, mas o que ela não esperava acontecer acontece... Ela é "infectada" antes de receber a cura, se apaixonando bor um garoto chamado Alex e é aí que a "batalha" começa.


Assim que olho para cima os olhos dele se fixam em meu rosto. A respiração escapa de meu corpo com um ruído e tudo congela por um segundo, como se eu olhasse para ele através das lentes de uma câmera, com o máximo de zoom, e o mundo parasse por aquela fração de segundo entre a abertura e o fechamento do obturador.
Página 35

     Eu li esse livro no começo do ano, emprestado da Jade. No começo eu gostei, mas depois ele foi ficando chato. O livro é muito parado e só começa a se animar mesmo nos últimos 10 capítulos, mais ou menos. Sem contar que Lena é super chata e muito medrosa também. Mesmo apaixonada pelo garoto, ela continuava a ter pensamentos chatos e dúvidas. Tudo bem que a vida inteira ela foi alertada sobre as consequências da doença, mas eu achei que ela estava sendo dramática demais, o que me irritava muito.
     Eu gostei bastante da amiga dela, Hana, que era totalmente o inverso de Lena. O Alex é determinado e muito corajoso. Gracie, prima da Lena, me cativou bastante, mesmo dizendo uma ou duas palavras no decorrer do livro.
     Outro fato que me espantou foi a frieza dos personagens curados. Tipo, eles foram curados do AMOR, então o que resta? São pessoas calculistas, que só se importam com a imagem deles na sociedade. Como isso pode ser bom? Como eles são felizes sem o amor? Isso me deixou com um pé atrás.
     Percebi na narrativa de Lauren Oliver que ela AMA colocar detalhes de tudo e também acho que ela odeia diálogos, pois são bem poucos no livro. Senti falta de mais cenas entre Lena e Alex. A autora poderia trocar as cenas detalhadas sem necessidade por outras cenas mais interessantes.
Então, eu criei super expectativas para o livro. Não foi ruim, mas também não foi ótimo. Eu devo aprender a não criar expectativas grandes nunca mais. É uma leitura boa a partir dos últimos capítulos, onde Lena deixa de ser chata, e eu recomendo sim. O final só faltava ter "to be continued", pois é de matar.

O segundo livro, Pandemônio, vai ser lançado pela Editora Intrínseca em Janeiro de 2013 aqui no Brasil.
Há dois estilos de capa, creio que sejam de nacionalidades diferentes. A original é horrível, na minha humilde opinião.




E vocês, preferem qual estilo? E gostaram de Delírio?





Nenhum comentário:

Postar um comentário